Curso de Introdução ao Vedanta

Início: quinta-feira 13/8 às 18h30

O Curso está em andamento - Próxima turma em agosto de 2016

Para mais detalhes e para fazer sua reserva, ligue no Isvara: (19) 3203-1918

Vedanta é o nome dado ao conhecimento que permite encontrar profunda satisfação, inabalável segurança, irrestrita liberdade e coragem emocional. De posse dessas competências, fica fácil lidar com as pressões do mundo, da família e da própria mente com seus desejos, neuroses e instintos.

Esse conhecimento foi acumulado por grandes sábios no decorrer de muitos séculos de reflexões filosóficas e experimentações psicológicas. Não envolve crenças. Envolve o exercício ousado do questionamento e da compreensão.

Esse curso permite aos participantes a apropriação desse conhecimento, desenvolvendo neles as competências que permitem uma vida mais eficiente, significativa, com menos desgaste e sofrimentos e mais satisfação.

No curso discutiremos os temas centrais da busca humana pela felicidade: 

  • Se você busca a felicidade continuamente, se se sente à vontade com a felicidade, será que isso indica que sua natureza é felicidade e, por isso sente-se como peixe na água quando sente felicidade? E se sua natureza é felicidade por que é que não a vivencia o tempo todo? O que é a felicidade? de que ela depende? o que é o sofrimento? como lidar eficientemente com dele? 

Analisaremos alguns fatos que, se devidamente compreendidos, mudam a forma como lidamos com os eventos da vida. Por exemplo:

  • Tudo é impermanente: os pensamentos, as emoções, as sensações, as situações, as pessoas, os relacionamentos, a sociedade, o mundo. A aceitação desse fato nos permite lidar muito melhor com as continuas perdas e começos.
  • Tudo é interdependente: quando você faz algo, você não faz sozinho. Você age influenciado pelos seus genes, pelos seus hormônios, pelo estado de vitalidade ou cansaço do corpo, pelos valores que assimilou em sua cultura, pela situação familiar e social, pela sua situação afetiva, econômica, de saúde, etc. Entendendo isso: é mesmo você quem age? ou é o universo que age através de você?
  • Você não tem controle sobre sua vida: Seu conhecimento é limitado, seu poder é limitado, seus recursos são limitados. Então, como esperar ter sucesso sempre, como cobrar-se perfeição ou como julgar-se em função do próprio desempenho?

As aulas são dinâmicas e tomam a forma de ricas discussões e reflexões. 

Esse é um curso para quem sente em seu coração que a vida humana é demasiado valiosa para ser desperdiçada em objetivos limitados e insignificantes como torcer fanaticamente por um time ou seguir obsessivamente uma novela.

Quem sente que o conforto é bem-vindo mas todo o conforto de mundo é incapaz de saciar um coração sedento de infinito, que sonha com algo maior, que tem sede de plenitude, que tem a intuição de que algo mais profundo existe e precisa ser encontrado.

 

As aulas são ministradas pelo professor Andrês De Nuccio

Ele estudou com diversos Swamis indianos com Swami Dayananda, Swami Vagishananda, Swami Santatmananda, Swami Sarvabhutananda, Swami Siddhabodhananda e com Arnaud Desjardins. Ele é o diretor do Instituto Ísvara.

 

 

 

Os temas fundamentais da Sabedoria Indiana

  • A Busca Humana pela Felicidade
  • Não vemos com os olhos, mas com os pensamentos
  • A causa do sentir é o pensar
  • Desamarrando os nós do coração
  • O Karma e a qualificação do estudante
  • A arte espiritual de agir sem deixar sequelas emocionais
Trata-se de entender a vida desde a perspectiva daqueles
que se mostraram capazes de lidar com os desafios e vicissitudes
preservando sua capacidade de amar, de sorrir e de celebrar a vida.