Curso de professores de yoga em Campinas - formação de professores de Yoga em campinas

Programa do Curso Ísvara de Formação de Professores de Yoga

ÁREA 1: CONHECIMENTOS FUNDAMENTAIS 

Esta área é responsável pela transmissão dos conhecimentos que fundamentam as técnicas do Yoga. Aqui é apresentada a visão que a tradição do Yoga tem do homem como ser holístico com suas dimensões física, energética, cultural, psicológica, filosófica, religiosa, social e transcendente. 

Nesta área, os modernos conhecimentos da ciência se unem à visão atemporal dos Mestres para dar a base sólida e abrangente necessária para a compreensão crítica, a aplicação criativa das técnicas do Yoga e o estabelecimento de relações de ensino-aprendizagem de forma ética, madura e bem-sucedida. 

 

Disciplina 1.01

FUNDAMENTOS ÉTICOS E FILOSÓFICOS

EMENTA: estudo do desenvolvimento do pensamento filosófico na Índia, apresentando uma visão panorâmica da realidade conceitual com a qual o Yoga conviveu e interagiu no decorrer dos séculos. Estudo das principais escolas filosóficas que se desenvolveram em solo indiano e de sua visão a respeito dos temas centrais da vida humana. 

OBJETIVOS: capacitar o aluno a entender e expressar os fundamentos do Samkhya, do Jainismo, do Budismo, do Tantra, do Yoga e do Vedanta e a resposta dada por essas escolas filosóficas da Índia às questões sobre a real natureza do Eu, do mundo e de Deus. Capacitar o aluno a entender e expressar como as técnicas do Yoga se articulam dentro do amplo universo conceitual da filosofia indiana e dos questionamentos existenciais universais. Ampliar os paradigmas do aluno defrontando-o com os temas existenciais e com as realidades atemporais profundamente analisadas pelos Sábios da Índia.

 

Disciplina 1.02

FUNDAMENTOS CULTURAIS

EMENTA: estudo da história da Índia, de sua mitologia e de aspectos culturais, tais como sua literatura, música, dança e língua.

OBJETIVOS: colocar o aluno em contato com os valores, princípios, crenças, costumes e manifestações artísticas da cultura indiana. Capacitar o aluno para entender e expressar os fatos relevantes da história indiana, a relação entre as diferentes manifestações de sua cultura, os conceitos de suas filosofias clássicas e o modo como essas particularidades locais se articulam com os aspectos universais do Yoga.

 

Disciplina 1.03

FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS

EMENTA: o estudo da mente e suas funções segundo a abordagem psicológica do Yoga e do Vedanta. Apresentar a visão do Yoga e do Vedanta sobre o problema humano fundamental e sua resolução definitiva. Demonstrar a escravidão do homem a uma noção de limitação que gera todo tipo de sofrimentos e apresentar os meios do Yoga para libertar-se e superar essa condição.

OBJETIVOS: capacitar o aluno a entender e explicar os modelos apresentados pelo Yoga e o Vedanta para descrever o sofrimento humano e sua superação, além de saber identificar o funcionamento desses elementos na dinâmica do psiquismo humano.

 

Disciplina 1.04

FUNDAMENTOS ENERGÉTICOS

EMENTA: estudo da energia (prana), suas manifestações no mundo, no corpo e na mente humana, assim como as possibilidades e meios propiciados pelo Yoga para ganhar controle sobre essa força e suas manifestações.

OBJETIVOS: capacitar o aluno a entender e explicar o modelo da anatomia energética do ser humano conforme o ensinamento dos Mestres do Yoga. Saber definir com clareza os conceitos centrais desta visão tais como: prana, chakra, kundalini, nadis e pranayama.

 

Disciplina 1.05

FUNDAMENTOS FISIOLÓGICOS

EMENTA: estudo fundamental da anatomia, da fisiologia e da cinesiologia humanas focando a mecânica das técnicas e seu efeito sobre os diversos sistemas orgânicos. 

OBJETIVOS: apresentar conhecimentos básicos de Anatomia e Fisiologia, assim como da Cinesiologia, aplicadas à prática do Yoga, capacitando o aluno a compreender a estrutura e funcionamento dos diversos sistemas que constituem o corpo humano e o efeito exercido sobre eles pelas técnicas do Yoga. Identificar os cuidados a serem observados durante a prática das técnicas do Yoga.

 

ÁREA 2: AS TÉCNICAS DO YOGA: ESTUDO E PRÁTICA

Esta área é responsável pela transmissão dos conhecimentos das técnicas do Yoga, incluindo o estudo dos seus efeitos, suas causas, as contra-indicações e proibições, bem como os princípios que potencializam os melhores resultados. Nesta área, reúnem-se o estudo e a prática supervisionada, de modo que o aprendizado ocorra de forma adequada e satisfatória.

 

Disciplina 2.01 

ASANAS: POSTURAS PSICOFÍSICAS

EMENTA: estudo e prática de todos os aspectos envolvidos, direta ou indiretamente, na prática das posturas psicofísicas do Yoga, de modo a obter conhecimento e habilidade na execução e ensino das mesmas.

OBJETIVOS: capacitar o aluno a conhecer, demonstrar e explicar o nome e significado das principais posturas, seus efeitos físicos, energéticos e mentais, assim como todas as suas contra-indicações, além de identificar, na execução e no ensino dos asanas, todos os elementos e princípios que contribuem para uma prática eficiente e bem-sucedida.

 

Disciplina 2.02 

PRANAYAMA: O CONTROLE DA ENERGIA

EMENTA: estudo dos fundamentos e efeitos do pranayama – o controle do prana através de exercícios respiratórios – e vivência desta técnica, possibilitando um conhecimento e uma utilização eficiente da mesma, com plena consciência de todas as variáveis envolvidas.

OBJETIVOS: capacitar o aluno a conhecer, demonstrar e explicar o pranayama, suas formas clássicas, seus objetivos na prática em diferentes escolas, seus efeitos físicos, energéticos e mentais, suas contra-indicações, além de qualificá-lo para identificar todos os elementos e princípios que contribuem para uma prática e um ensino eficientes e bem-sucedidos do pranayama.

 

Disciplina 2.03 

YOGANIDRA: RELAXAMENTO PROFUNDO

EMENTA: estudo dos fundamentos e efeitos do Relaxamento Profundo (Yoganidra) e vivência desta técnica, possibilitando o conhecimento e a utilização eficiente da mesma.

OBJETIVOS: capacitar o aluno a conhecer e explicar o relaxamento profundo (Yoganidra), as diversas formas que pode assumir a sua prática, seus efeitos físicos, energéticos e mentais e todos os procedimentos e princípios que contribuem para uma prática eficiente e bem-sucedida. Qualificar o aluno para guiar sessões de Yoganidra.

 

Disciplina 2.04 

DHYANA: MEDITAÇÃO

EMENTA: estudo dos fundamentos e efeitos da meditação (Dhyana) e vivência desta técnica, possibilitando conhecimento, prática e ensino eficientes da mesma.

OBJETIVOS: ensinar o que é meditação, quais são as suas formas clássicas, quais os objetivos de sua prática em diferentes escolas, seus efeitos sobre os diversos aspectos do homem e seus limites. Indicar os cuidados necessários para que a prática seja bem-sucedida.

 

Disciplina 2.05 

MUDRAS: GESTOS PSICOSSOMÁTICOS

EMENTA: estudo dos aspectos técnicos, dos efeitos e dos fundamentos da prática de Mudras. Vivência desta técnica, possibilitando uma utilização adequada da mesma.

OBJETIVOS: Capacitar o aluno a conhecer, demonstrar e explicar o que são Mudras, quais são seus efeitos físicos, energéticos e mentais e todos os procedimentos e princípios que contribuem para uma prática eficiente e bem-sucedida.

 

Disciplina 2.06 

BANDHAS

EMENTA: estudo dos fundamentos e efeitos da prática de Bandhas e vivência desta técnica, possibilitando um conhecimento e uma utilização eficiente da mesma, com plena consciência de todas as variáveis envolvidas.

OBJETIVOS: capacitar o aluno para conhecer, demonstrar e explicar o que são Bandhas, quais são seus efeitos físicos, energéticos e mentais e todos os procedimentos e princípios que contribuem para seu ensino eficiente e bem-sucedido.

 

Disciplina 2.07 

NAMASKARES

EMENTA: estudo e vivência da prática de Namaskares, possibilitando um conhecimento e uma utilização eficiente desta técnica.

OBJETIVOS: capacitar o aluno para conhecer, demonstrar e explicar o que é um Namaskar, quais são seus efeitos físicos, energéticos e mentais e todos os procedimentos e princípios que contribuem para uma prática eficiente e bem-sucedida. Qualificar o aluno para guiar práticas de Namaskares.

 

Disciplina 2.08 

KRIYAS: TÉCNICAS PURIFICADORAS

EMENTA: estudo dos fundamentos e efeitos da prática dos Kriyas e vivência destas técnicas do Yoga, possibilitando um conhecimento e uma utilização eficiente das mesmas.

OBJETIVOS: capacitar o aluno para conhecer, demonstrar e explicar o que são Kriyas, quais são seus efeitos físicos, energéticos e mentais e todos os procedimentos e princípios que contribuem para uma prática eficiente e bem-sucedida, qualificando-o para exercer e ensinar a prática dos Kriyas.

 

Disciplina 2.09

MANTRAS: CANTO VÉDICO, AFIRMAÇÕES, PRECES

EMENTA: estudo dos fundamentos e efeitos do canto de mantras e vivência desta técnica, possibilitando um conhecimento e uma utilização eficiente da mesma, com plena consciência de todas as variáveis envolvidas.

OBJETIVOS: capacitar o aluno para conhecer, demonstrar e explicar o que são mantras, quais são seus efeitos físicos, energéticos e mentais. Capacitar o aluno a entoar corretamente mantras védicos e guiar sessões de afirmações e de meditação com uso de mantras.

 

Disciplina 2.10

PUJAS

EMENTA: ensinar o que é uma Puja, quais são as suas formas clássicas, quais são os objetivos de sua prática e quais são os seus efeitos sobre os diversos aspectos do homem. Vivência desta técnica, possibilitando um conhecimento e uma utilização eficiente da mesma.

OBJETIVOS: capacitar o aluno para conhecer, demonstrar e explicar o que é uma Puja, quais são seus efeitos físicos, energéticos e mentais e todos os procedimentos e princípios que contribuem para uma prática eficiente e bem-sucedida. Qualificar o aluno para guiar práticas de Pujas.

 

Disciplina 2.11

NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO NO YOGA

EMENTA: estudo dos princípios já conhecidos pela ciência da nutrição e dos efeitos de uma alimentação saudável sobre o corpo e a mente do homem. Estudo da visão do Yoga a respeito da alimentação.

OBJETIVOS: ensinar o que a ciência da Nutrição considera uma alimentação saudável. Desenvolver a consciência crítica a respeito dos hábitos alimentares que prevalecem na sociedade e ampliar a compreensão do tema alimentar, discutindo aspectos ecológicos, econômicos, de saúde e seu impacto sobre a mente e os estados emocionais.

Capacitar o aluno a conhecer e explicar os princípios básicos da nutrição em geral, da alimentação orgânica e natural, em particular, e a visão que o Yoga tem do alimento.

 

Disciplina 2.12

YOGA PARA GESTANTES

EMENTA: estudo da gestação humana, das necessidades específicas das gestantes e das aplicações e contraindicações das várias técnicas do Yoga para cada etapa da gestação.

OBJETIVOS: capacitar o aluno a conhecer e explicar as necessidades específicas das gestantes, bem como os cuidados e aplicações específicos do Yoga a cada etapa da gestação, qualificando-o para ministrar aulas para gestantes.

 

Disciplina 2.13

YOGA NA TERCEIRA IDADE

EMENTA: estudo da terceira idade, das necessidades específicas das pessoas que vivenciam essa etapa da vida e das contribuições e contraindicações específicas das várias técnicas do Yoga.

OBJETIVOS: capacitar o aluno a conhecer e explicar as necessidades específicas das pessoas na terceira idade e os cuidados e aplicações do Yoga para favorecer a vivência com qualidade nessa etapa da vida. Qualificar o aluno a ministrar aulas para a terceira idade.

 

Disciplina 2.14

YOGA PARA REPOSIÇÃO HORMONAL

EMENTA: estudo da fase da menopausa, de disfunções hormonais típicas e de aplicações específicas do Yoga visando neutralizar esses desequilíbrios.

OBJETIVOS: capacitar o aluno a conhecer e explicar as necessidades específicas das pessoas durante a fase da menopausa, as manifestações de desordens hormonais mais comuns e as aplicações apropriadas das técnicas do Yoga para atender à necessidade das pessoas que manifestam esses sintomas. Qualificar o aluno para ministrar aulas para reposição hormonal.

 

Disciplina 2.15 

YOGATERAPIA

EMENTA: estudo da aplicação terapêutica do Yoga visando superar problemas específicos de saúde física ou emocional, como estresse, hipertensão, insônia, asma, etc.

OBJETIVOS: capacitar o aluno para usar as técnicas do Yoga de forma terapêutica, criando sequências específicas visando superar desequilíbrios na saúde física ou emocional.

 

Disciplina 2.16

PRÁTICA SUPERVISIONADA DAS TÉCNICAS

EMENTA: aprender, num contexto apropriado e seguro, as técnicas do Yoga e conhecer por experiência pessoal os seus resultados. 

OBJETIVOS: capacitar o aluno a praticar as técnicas do Yoga de maneira correta, assim como desenvolver a sua habilidade de realizá-las.

Dar a ele a oportunidade de realizar aulas com vários professores, para que possa construir o seu papel profissional a partir de um modelo mais diversificado.

Experienciar em seu próprio corpo e mente os efeitos da prática regular e intensa do Yoga.

 

ÁREA 3: O ENSINO DO YOGA

Esta área é responsável pela transmissão dos conhecimentos referentes ao desempenho profissional propriamente dito. 

Todos os temas que dizem respeito à relação de ensino-aprendizagem, tanto os aspectos técnicos e didáticos quanto os referentes ao vínculo professor-aluno, são agrupados nesta área. Nela, todo o conteúdo do curso se concretiza numa prática supervisionada, da qual emerge a figura amadurecida, ética, fraterna e consciente do Professor de Yoga.

 

Disciplina 3.01

A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO

EMENTA: discutir as relações humanas e de que maneira comportamentos e atitudes de uma pessoa afetam os outros, criando diferentes “climas relacionais”.

Estudar os princípios que contribuem para a construção de uma relação de ajuda saudável entre o professor e seus alunos e discutir as situações típicas que ocorrem nesta relação. 

OBJETIVOS: ensinar os comportamentos e atitudes do professor que favorecem uma relação madura e que são capazes de gerar maior receptividade e confiança no aluno. Identificar os comportamento e atitudes que produzem o resultado oposto.

 

Disciplina 3.02

DIDÁTICA E CRIAÇÃO DE SEQUÊNCIAS 

EMENTA: ensinar as regras básicas para a combinação adequada das posturas e montagem de sequências para diferentes fins, além dos elementos que favorecem a didática do professor.

OBJETIVOS: Tornar o aluno capaz de montar sequências que potencializem o efeito das posturas e evitem qualquer tipo de risco ou resultado negativo. Princípios utilizados: demonstração, observação, assistência/correção, instrução e estilos de ensino.

 

Disciplina 3.03

TREINAMENTO DE AULA

EMENTA: desenvolver e aprimorar o papel de professor de Yoga. Reunir e aplicar na prática da sala de aula todos os conteúdos e princípios aprendidos, sob o acompanhamento ou supervisão de um professor.

OBJETIVOS: capacitar o aluno para exercer a função de instrutor de Yoga de maneira relaxada e segura e a ministrar aulas adequadas, criativas, motivadoras e que produzam resultados efetivos em seus participantes.

 

Disciplina 3.04

MODELOS METODOLÓGICOS: MESTRES E ESCOLAS DE YOGA

EMENTA: estudar a biografia das figuras de maior destaque no mundo do Yoga e as escolas que criaram. Conhecer suas abordagens, suas metodologias e a maneira como estabeleceram a relação com seus alunos.

OBJETIVOS: colocar o estudante em contato com personalidades e figuras do mundo do Yoga que possam servir como modelo de ação e de ensino na relação do futuro professor com seus futuros alunos. Capacitar o estudante a relatar a biografia das principais personalidades do Yoga, assim como apresentar a visão das escolas por eles fundadas e as metodologias criadas para transmitir o seu conhecimento.