Curso de Professores de Yoga em Campinas - Formação de Professores de Yoga

Curso de Formação de Professores de Yoga - CIFAY

O Instituto Ísvara forma professores de Yoga desde 1993. No decorrer desse longo caminho, fomos adquirindo experiência e aprimorando a forma de ensinar algo tão maravilhoso e diferente, como é o Yoga. 

Buscando o maior aproveitamento possível para os alunos, dividimos a Formação de Professores de Yoga em duas etapas. A primeira, visa “formar Yoguis” e a segunda visa “formar Professores de Yoga”. 

E como isso acontece? Primeiro, é necessário que o futuro professor “mergulhe” no mundo do Yoga e somente depois disso ele deve se preocupar com como ensinar uma técnica ou como montar uma aula.

Inicialmente, ele deve conhecer as técnicas. Seu corpo e mente devem conhecer intimamente cada postura, cada respiração, cada ato de concentração.

E, para isso, só há um caminho: integrar as práticas e vivências do Yoga ao seu cotidiano. Somente assim ele conhecerá o extraordinário poder do Yoga. 

Isso, porém, não quer dizer que o aluno deverá parar com tudo em sua vida. Não se trata de um curso de “formação de monges”, mas de “formação de yoguis”. 

Assim, cada aluno será instruído a continuar com suas rotinas, porém aprenderá a mudar a sua atitude, o foco do seu pensamento, o ritmo da sua respiração, a postura do seu corpo. Com isso, toda sua experiência se transformará magicamente e ele descobrirá significados valiosos para seus vínculos, obstáculos e oportunidades e vivenciará, em sua própria vida, o desabrochar de paz, amor e força prometidos pelos mestres do Yoga ao longo dos séculos.

Essa primeira etapa poderá ser vivenciada em companhia de outras pessoas que também buscam essa qualidade de vida, mas que não têm a intenção de ministrar aulas de Yoga. Assim, esse primeiro estágio, que visa formar yoguis, acontece na forma do “Curso Completo de Yoga”.

Ele constitui o primeiro estágio do Curso de Professores.

A segunda parte, que chamamos de CIFAY (Curso Ísvara de Formação e Aprofundamento em Yoga) dedica-se ao estudo de temas específicos de quem ministrará aulas. O professor deverá conhecer coisas importantes para sua função, como: os fundamentos filosóficos do Yoga; os aspectos técnicos das posturas, dos exercícios respiratórios, do relaxamento, da concentração e da meditação; os aspectos terapêuticos e as contraindicações das diferentes técnicas; como montar sequências para grupos variados e para atender a grupos específicos.

O participante ministrará aulas treinando o papel de professor, fará algumas provas, diversas leituras e, finalmente, estará em ótimas condições de compartilhar e ensinar tudo que aprendeu.

Se você tem interesse em embarcar nessa viagem psicofísica rumo à Paz e à Plenitude de sua alma, não perca a oportunidade…

A próxima turma do Curso Completo de Yoga começa no sábado 11/03/2017. Saiba tudo sobre esse curso clicando AQUI


Respostas a Perguntas recebidas dos interessados:

Curso de Professores de Yoga em Campinas - Formação de Professores de Yoga

O que muda no segundo ano?

As aulas seguem o mesmo padrão do primeiro ano: um encontro mensal, no sábado, e mais as práticas semanais. O que muda é o conteúdo e a exigência. 

No primeiro ano, durante o CCY (Curso Completo de Yoga) o conteúdo visa instruir e motivar os participantes para que pratiquem e vivenciem o Yoga no dia a dia.

Os conteúdos complementares, disponíveis em área exclusiva do nosso site, fornecem dicas, gravacões, informações técnicas e funcionam muito bem como um apoio e suporte para todos os alunos. Nesse primeiro ano, a única exigência é cumprir o mínimo de 80% de presença nas aulas.

No segundo ano, além da presença mínima, os alunos deverão completar algumas leituras, aprovar em provas escritas e ministrar aulas. O objetivo de tudo isso é conseguir que o futuro professor grave em sua mente todas as informações relevantes para o exercício de sua função.

 

Eu tenho 40 anos e não sou muito flexível. Posso participar do Curso?

O objetivo do Curso não é formar contorcionistas nem exibicionistas. O objetivo do Curso é formar yoguis e professores de Yoga. E Yoga é muito mais do que conseguir realizar posturas corporais retorcidas.

Yoga é saber sintonizar-se com a paz, o amor e a verdade. Yoga é saber perdoar, saber agradecer, saber celebrar. Yoga é saber viver com plenitude. 

Por tudo isso, você pode participar do Curso. Sua experiência de vida ajudará a entender aspectos importantes, como a impermanência das coisas, a necessidade do autocontrole e a impossibilidade de encontrar felicidade se ela depender de coisas instáveis e fora de nosso controle, como o comportamento das pessoas à nossa volta e as circunstâncias da vida.

O que estudaremos no Curso?

Nos dois estágios do Curso, estudaremos os temas relevantes para gerenciamento da mente e do corpo, compreenderemos por que ficamos à mercê das emoções negativas e aprenderemos como superar isso. Durante o primeiro ano, mergulharemos nas vivências. No segundo, continuaremos experienciando as práticas mas também buscaremos entender “como” e “por que”  as diferentes técnicas do Yoga funcionam tão bem.

Para ver uma descrição formal do Programa do Curso, clique aqui

Quem não deveria escolher o Curso?

Se uma pessoa tem curiosidade para conhecer o Yoga, pode participar das aulas semanais. Isso vai lhe dar uma vivência e compreensão interessante e obterá muitos resultados valiosos para sua saúde e sua vida emocional. Essa pessoa não precisa participar do Curso até querer saber e vivenciar mais.

Se alguém deseja uma formação “rápida” como professor de Yoga, estudando apenas alguns poucos aspectos dessa ciência milenar, nosso Curso não é o que busca.

Se alguém pensa (erroneamente) que Yoga é apenas um conjunto de posturas corporais e deseja apenas um trabalho acrobático, sem querer saber dos aspectos emocionais, mentais e espirituais envolvidos na prática, não se sentirá bem fazendo nosso Curso.

Se alguém deseja se sentir infeliz, incapaz, inseguro, incompetente, frustrado, fraco, insatisfeito e deseja continuar assim, deve ficar longe de nosso Curso.

 

Alguns mestres indianos ministrarão aulas no Curso?

Apesar de não termos como garantir que isso acontecerá, de fato aconteceu na maioria das turmas. É um prazer para nós conviver com os Swamis e Monges da Índia e, sempre que possível, organizamos a vinda deles para ministrar aulas no Ísvara. Em toda vista, fazemos questão dos Swamis terem ao menos um encontro com os alunos do CIFAY.

Curso de Professores de Yoga em Campinas - Formação de Professores de Yoga

O que comentam os alunos?

Curso de Professores de Yoga em Campinas - Formação de Professores de Yoga

“O CIFAY te proporciona uma vivência do Yoga
em várias modalidades,
é um curso muito completo.”

ADRIANE VIEIRA

Curso de Professores de Yoga em Campinas - Formação de Professores de Yoga

“Mudou muita coisa. O conhecimento que tinha antes que era só prático, agora com a teoria é como se o curso te complementasse. Normalmente você sente o resultado físico mas não a razão dele. Agora, ficou muito mais claro.”

ADRIANA DE GOES COELHO GALLANI

Curso de Professores de Yoga em Campinas - Formação de Professores de Yoga 07

“Era uma pessoa ansiosa e tomava remédio. O curso me trouxe mais serenidade e já larguei o medicamento. Cada dia que eu venho e estudo eu me sinto em crescimento e evolução.”

ROSALIA MARIA NORONHA MÁXIMO

Curso de Professores de Yoga em Campinas - Formação de Professores de Yoga

“Não foram mudanças só  internas não, externas também. Ao ponto das pessoas que me acompanham, que acompanham meu ritmo e meu dia a dia, tecerem altos elogios. Tornei-me uma pessoa, energeticamente falando, mais equilibrada e tranquila.”

FRANCI TERRA

Curso de Professores de Yoga em Campinas - Formação de Professores de Yoga

“Há uma diferença muito grande entre o antes e o agora. Tive  um ganho muito grande em relação a  ansiedade.”

MAYRA DA SILVA

Curso de Professores de Yoga em Campinas - Formação de Professores de Yoga

“Errar era uma coisa fora de cogitação pra mim. Agora o erro faz parte de minha vida.

O erro faz parte de nossa evolução e encaro como maneira natural. Agora eu me permito errar e aceito melhor os erros dos outros.

Uma coisa que está errada  pra mim,  pode estar certa para o outro. Passei a respeitar o ponto de vista do outro.”

ANA HELENA DE ALMEIDA PRADO C. DE CAMPOS

Curso de Professores de Yoga em Campinas - Formação de Professores de Yoga

“É o efeito desse conjunto que você pratica: respiração, meditação, postura. Muda sua visão de mundo e contribui com maior estabilidade emocional. É o resultado desse conjunto que te transforma. Você melhora sua disposição física e emocional e, consequentemente, sua relação com as pessoas.” 

JANISSE CAMURI

Curso de Professores de Yoga em Campinas - Formação de Professores de Yoga

“Foi um grande encontro na minha vida. Trouxe maior compreensão sobre meu corpo, mente e alma. Compreendo melhor a mim mesma.”

MARIA DE FÁTIMA METELARO

Curso de Professores de Yoga em Campinas - Formação de Professores de Yoga

“O curso foi super importante na medida em que ele me possibilitou um mergulho tranquilo,  sereno no mundo do Yoga, sem mistificações mas com a serenidade necessária para que eu pudesse iniciar essa minha jornada de instrutora de Yoga.” 

IEDA MARIA CAVALCANTI DOS SANTOS

Curso de Professores de Yoga em Campinas - Formação de Professores de Yoga

“O CIFAY  amplia o olhar sobre a vida, sobre os relacionamentos, sobre como você pode estar colaborando com as pessoas, com o mundo ao seu redor.” 

MARIA FERNANDA AZEVEDO SPARTANO

Curso de Professores de Yoga em Campinas - Formação de Professores de Yoga

“O fundamental que pra mim foi transformador com o Yoga é você aprender a se manter e perceber mais seu estado emocional, físico e aprender a relaxar. Não tomar atitudes em situações de tensões e olhar as situações e os conflitos em geral com mais naturalidade.”

MARIA DE LOURDES  GARCIA

Curso de Professores de Yoga em Campinas - Formação de Professores de Yoga

“Tudo isto pra mim foi um manancial;
de literatura, de estudos, de práticas, de convivências. Foi de uma riqueza muito grande.”

ANA MARIA FRANKLIN DE OLIVEIRA

Curso de Professores de Yoga em Campinas - Formação de Professores de Yoga

“Eu me sinto assim tão presenteada com um curso tão profundo. É muito válido e muito bom e estou me sentindo muito feliz por estar finalizando hoje este curso. 

Sinto-me mais tranquila na minha vida e com as pessoas.  

Agora está mais fácil de enfrentar as situações e me sinto orgulhosa de mim mesma.”

MARINÊS PEDROSA